REFERÊNCIAS DE MATERIAIS SOBRE ESCRAVIDÃO E PÓS-ABOLIÇÃO ENCONTRADOS FORA DA FRCB
Artigos:
71. COSTA, Carlos Eduardo Coutinho da. Migrações negras no pós-abolição do sudeste cafeeiro (1888-1940). TOPOI, Rio de Janeiro, v. 16, n. 30, p. 101-126, jan./jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/topoi/v16n30/2237-101X-topoi-16-30-00101.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2015.
72. WISSENBACH, Maria Cristina Cortez. Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, SP, n. 4, p. 103-122, jul./dez. 2002. Disponível em: <http://rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/248/255>. Acesso em: 31 jul. 2015.
73. FELIPE, Delton Aparecido; TERUYA, Teresa Kazuko. O negro no pensamento educacional brasileiro durante a primeira república (1889-1930). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, n.27, p.112-126, set. 2007. Disponível em: <http://www.nt5.net.br/publicacoes/Artigo%20Delton_Teresa_Histedbr_2007.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2015.
74. BERNARDO, Terezinha. O candomblé e o poder feminino. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, n. 2, p. 1-21, 2005. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/rever/rv2_2005/p_bernardo.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2015.
75. PARÉS, Luis Nicolau. O mundo atlântico e a constituição da hegemonia nagô no candomblé baiano. Esboços, Florianópolis, SC, vol. 17, n. 23, p. 165-185, 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/2175-7976.2010v17n23p165/17600>. Acesso em: 31 jul. 2015.
76. RIOS, Ana Maria; MATTOS, Hebe Maria. O pós-abolição como problema histórico: balanços e perspectivas. TOPOI, Rio de Janeiro, v. 5, n. 8, p. 170-198, jan./jun. 2004. Disponível em: <http://www.revistatopoi.org/numeros_anteriores/Topoi08/topoi8a5.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2015.